 INSTITUTO NACIONAL DE PROFESSORES EM COORDENAÇÃO COM O MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO PROMOVE UMA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM BALAMA.

0

professores-formandos

Cerca de 85 professores de vários níveis de ensino, do 1ᵒ e 2ᵒ ciclo, alfabetizadores assim como professores sem formação psicopedagógico, foram submetidos a uma capacitação de dois dias em matéria de métodos participativos e cooperativos no seio da educação ao nível do distrito de Balama.
XAVIER JAIME facilitador e supervisor da formação, falando numa entrevista concedida pelos órgãos de comunicação da rádio comunitária Mpharama, explicou os objectivos e a importância de dotar novas técnicas, ou seja, métodos de ensino aos profissionais de educação, de modo a responder positivamente as metas e a qualidade do ensino no país.
Ao longo da capacitação, o formador ficou com uma impressão positiva e com a esperança de que os professores irão implementar os novos métodos no exercício das suas funções, isto olhando pela boa interacção que se verificou por parte dos formandos.
Devido a exiguidade de fundos e outros factores, não foi possível envolver todos os professores do distrito nesta primeira fase, desta feita os educadores que não estiveram nesta fase, ficam para as próximas oportunidades pois o processo será contínuo.
Hilário Ussene Saíde alfabetizador e participante desta capacitação, disse que com esta formação espera ultrapassar as inúmeras dificuldades que vinha enfrentando no seu dia-a-dia, e pede ao governo que faça desta formação como o principio de selecção para a integração ao ensino formal, pois na sua óptica, devido aos longos anos de trabalho como alfabetizador e a experiencia adquirida, sente que já tem capacidade de passar para outra fase de ensino.
Estas foram palavras de Hilário Ussene professor da Alfabetização e educação de adultos falando no fim da capacitação de professores que decorreu na sede do distrito de Balama entre os dias 04 a 05 de Novembro do ano em curso.

 Por: Antomane Tauage Sobra

Share.

Leave A Reply